quinta-feira, 26 de agosto de 2010
O despertar do conhecimento segundo Sócrates e sua relação com a EAD
Resumo
Traçando um paralelo entre a metodologia EAD e a corrente filosófica de Sócrates, observam-se as congruências entre a proposta emancipadora da Educação à Distância e o método socrático de ensino, embasado na apresentação de interrogações para as quais se buscam respostas a partir dos esforços dos próprios alunos.
O conhecimento humano é uma das temáticas mais abordadas pelos pensadores desde a Antiguidade.
Importantes obras foram publicadas no intuito de esclarecer o referido assunto, no entanto, não há como explicá-lo sob uma única vertente.
Dentre as correntes filosóficas que tratam o presente tema, merecem especial consideração as ideias de Sócrates, segundo as quais, a maior relevância do conhecimento consiste na “melhor forma de viver”.
Tal ideia se fundamenta em sua concepção sobre a essência humana, pois acreditava que a alma é que difere o homem das demais coisas da natureza, assim, o indivíduo é a representação da própria alma.
Esta, por sua vez,está intrinsecamente associada à forma de pensar e agir e ao uso crítico da razão.
Em oposição aos sofistas, Sócrates defende a democracia e a liberdade do conhecimento racional.
Seu conceito sobre o melhor método de ensino passa pelo questionamento feito ao aluno a respeito do que se pretende que ele aprenda, fazendo com que encontre suas próprias respostas ao invés de discorrer sobre o assunto.
Menciona, ainda, que o desenvolvimento do conhecimento varia de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo busca dentro de si a bagagem que traz consigo, embora nem sempre saiba que o tem, apenas quando indagado a respeito é que se recorda.
A partir de então, se dá a atuação do mestre, que deve proceder como alguém que nada sabe e orientar o aluno na busca de respostas, conduzindo-o ao aperfeiçoamento intelectual.
Partindo do pressuposto de que a felicidade está vinculada à busca pelo saber e pela verdade, desenvolveu um método de ensino pautado em três etapas.
Na primeira, ao contrário dos sofistas que se colocavam como detentores do saber,equipara seus conhecimentos ao nível do aluno iniciando um diálogo a partir do qual constrói seu interrogatório a respeito do assunto que pretende trabalhar.
Na segunda, investindo na busca do conhecimento, suscita dúvidas que conduzem o aluno a rever seus conceitos sobre o tema proposto, ao invés de oferecer as respostas para a suposta aprendizagem.
Na terceira e última etapa de seu método denominada maiêutica, conduz seu interlocutor a identificar a própria ignorância, despertando o interesse pelo conhecimento.
Diante do exposto, conclui-se que o homem encontra a felicidade ao descobrir o conhecimento verdadeiro de acordo com suas limitações, movido pelos próprios esforços, fundamentando-se no uso da razão.
Para alcançar tal nível precisa apenas de alguém que o oriente no intuito de encontrar a resposta que se aproxime do verdadeiro conhecimento, conforme ocorre na metodologia EAD.
Por intermédio de uma prática emancipadora, a Educação à Distância instiga o aluno a encontrar respostas para uma série de questionamentos com os quais se depara ao longo do curso.
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