Resumo
A postura sofista trata o professor como detentor do conhecimento, em que por meio da retórica induz o aprendiz a aceitar suas ideias sem questioná-las, apenas concebendo-as como verdades absolutas. Em contraposição a esta postura,a metodologia EAD dá outra significância ao processo de ensino aprendizagem,onde o educando é estimulado a participar ativamente da construção do próprio saber.
A educação proferida pelos sofistas baseava-se na arte da retórica. Os sofistas eram vistos na sociedade ateniense como grandes sábios, por dominar a arte de expressar bem e, por assim ser, julgavam-se detentores do saber, do conhecimento. Apesar de não buscarem a verdade, como os socráticos, tinham respostas para todos os questionamentos fundamentados por suas teorias retóricas, pronunciavam seus pensamentos de modo inteligente e convincente.
De acordo com Chauí,
[…] para os sofistas, a retórica, tékhne rhetoriké, é a arte de persuadir oferecendo os lógoi,isto é, as razões ou argumentos e definições de uma coisa, tendo como base não o que a coisa seria em si mesma ou por natureza (phýsei),mas tal como ela parece e nos aparece e tal como nos será útil. Em outras palavras, a retórica parte de nossas opiniões sobre as coisas e nos ensina a persuadir os outros de que a nossa opinião é a melhor. (2001, p.167)
Nessa conjectura os sofistas conseguiam despertar em seus discípulos a habilidade da argumentação discursiva, sobre questões pertinentes à sociedade grega, haja vista que a educação ateniense no período clássico, buscava preparar o homem para a vida social (pólis), como um bom cidadão, enfim, discursavam sobre a virtuosidade do homem. Eram vistos como parte da elite, de certa maneira, uma vez que estavam dispostos a falar para quem estivesse disposto as pagar por seus discursos, geralmente jovem abastados.
Em contraposição à postura sofista está a proposta aplicada à metodologia EAD, já que a educação à distância busca levar o educando ao saber fazer, saber agir, saber questionar, saber pensar, de modo crítico e transgressor das próprias ideias, conforme a pedagogia freiriana, que se baseia no fato de que ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas propiciar a produção do saber.
No processo educacional da modalidade de ensino EAD o aluno é estimulado a buscar a construir e reconstruir o seu saber, o aluno não é espectador da aprendizagem, mas agente atuante da própria. Além disso, visa atender uma clientela que tem dificuldade em qualificar-se presencialmente, normalmente pela falta de tempo com os diversos afazeres pertinentes a vida pessoal ou profissional, ou ainda, por encontrar-se distante de instituições acadêmicas bem conceituadas.
A metodologia aplicada à EAD fundamenta-se ainda, em congregar a teoria e a prática do processo de ensino aprendizagem de modo dinâmico, propicia não apenas momentos que possibilitam a aprofundamento de conhecimentos, a lapidação dos saberes, mas também, o desenvolvimento de habilidades e competências, onde o educando é instigado a lidar com o novo, sendo motivado a conhecer diversos recursos tecnológicos e novas práticas de aprendizagem e, a partir daí, o aprendiz é excitado a libertar-se dos paradigmas da educação, tornando sua aprendizagem mais significativa.
Referências
CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. I.
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